O governo de Pernambuco formalizou a doação da Unidade III do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga para o governo federal. Na ocasião, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou a liberação de R$ 50 milhões para a construção da terceira unidade do presídio federal no estado. O ministro anunciou também a liberação de R$ 18 milhões para construção de três unidades do Compaz, da Prefeitura do Recife.
Raul Jungmann, destacou que o sistema prisional brasileiro conta com o apoio financeiro do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) que, por determinação do Supremo Tribunal Federal, não pode contingenciar os recursos.
Os governos federal e estadual já haviam assinado, em março deste ano, um termo de compromisso para a federalização. O terreno que será doado pelo governo do estado à União tem 5.922 hectares. Uma Lei de 21 de agosto de 2018 foi publicada no Diário Oficial do Estado autorizando o Poder Executivo de Pernambuco a fazer a doação.
Além da construção, o governo federal ficará responsável pela administração e manutenção do espaço. De acordo com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o presídio federal de Itaquitinga será o maior do país e será a primeira estrutura carcerária gerida pela União em Pernambuco.
Visitas: 237434
Usuários Online: 1