Seja bem vindo ao nosso site Rádio Perfil FM radioperfilfm.com.br!

Banner Cabecalho 01
Banner Cabecalho 02

Buscar  
Pernambuco

Pernambuco terá população com 25% de idosos até 2060

Até 2060, segundo o IBGE, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso

Publicada em 27/07/18 às 07:32h - 223 visualizações Rádio Perfil FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Pernambuco terá população com 25% de idosos até 2060
 (Foto: Rádio Perfil FM)
Enquanto a projeção no número de jovens deve cair deste ano para 2060, a quantidade da população idosa deve crescer. Segundo a projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual da população com 65 anos ou mais vai alcançar 25,5% (equivalente a 58,2 milhões de idosos). Hoje, esse número é de 9,2% (referente a 19,2 milhões). E Pernambuco segue a mesma tendência da média nacional. O Estado apresenta atualmente 8,6% idosos (820 mil) e, em 2060, esse percentual salta para 25% (2,5 milhões). Diante da projeção, o País precisa reajustar gastos com saúde e aposentadoria para ser possível equilibrar a pirâmide etária do futuro.

De acordo com o demógrafo do IBGE, Marcio Minamiguchi, o envelhecimento da população brasileira é um fato irreversível no futuro. “A tendência é de um nível de fecundidade abaixo do nível de reposição. O levantamento aponta que no Brasil cada mulher tem 1,77 filhos hoje. Em 2060 esse número cai para 1,66. O Nordeste era uma região que tinha uma alta taxa de fecundidade comparada ao Sul e Sudeste. Atualmente, essa taxa é equiparada”, explicou Minamiguchi. Em Pernambuco, a taxa de fecundidade hoje é de 1,76 filhos por mulher e, em 2060, deve cair para 1,64.

Nesse contexto, apesar de a população brasileira não crescer muito (hoje são 208,5 milhões de pessoas e deve chegar em 228,3 milhões em 2060), o retrato do País vai modificar. “Será um crescimento moderado da população, mas a sua característica vai mudar drasticamente, principalmente em sua distribuição etária com a redução na quantidade de crianças”, informou o demógrafo. Hoje, para cada 100 crianças em Pernambuco são 37,89 idosos. Já em 2060, para cada 100 crianças no Estado serão 171,23 idosos. E o nível nacional seguirá a mesma tendência. “Vai ser mais comum encontrar mais idosos do que crianças”, complementou Minamiguchi.

E os recém-nascidos vão alcançar idades ainda maiores no Brasil e em Pernambuco. Nesse último, hoje a idade chega em 74,6 anos. Já em 2060, a idade chegará em 79,8 anos. E com muitos idosos no futuro, é preciso o Brasil planejar os custos para se tornar um País equilibrado. De acordo com o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, devido ao envelhecimento projetado há uma urgência na pauta da reforma da previdência. “Se a reforma for aprovada, haverá uma transição justa para se alcançar a aposentadoria. A idade mínima para se aposentar começaria com 55 anos para homem e 52 anos para mulher. Apenas daqui a 20 anos começaria a valer a idade mínima de 65 anos para homem e 65 anos para mulher”, explicou Caetano.

Por sua vez, o especialista em direito previdenciário, Almir Reis, defende a necessidade de uma reforma, mas com alguns pontos diferenciados. “É preciso respeitar o direito adquirido de quem trabalhou uma vida toda para se aposentar, o que a reforma proposta não prioriza”, comentou. Hoje, a reforma está suspensa devido à intervenção federal no estado do Rio de Janeiro.

Em busca dessa aposentadoria segura no futuro, jovens estão buscando ter uma vida profissional durante muitos anos, como é o caso do analista Jhonata de Barros, de 22 anos. “Pretendo trabalhar durante muitos anos e enxergo a necessidade de uma aposentadoria justa. Estou com a projeção de fazer uma previdência privada para conseguir usufruir no futuro”, explicou o jovem. O analista de computação de 33 anos, Augusto Guimarães, também pensa em um modelo sustentável. “Trabalho de carteira assinada contribuindo para previdência social. No futuro, quero poder utilizar com segurança”, destacou o jovem.

Para o especialista em direito da saúde, Elano Figueiredo, é preciso trabalhar uma política de prevenção e promoção da saúde para as pessoas que vão ser maioria na população brasileira. “Se conseguirmos chegar em 2060 com idosos saudáveis e ativos, inclusive mentalmente fortes, teremos um custo assistencial menor e mais previsível”, explicou o especialista, ao complementar que é importante rever o Estatuto do Idoso e subsidiar o acesso dele à saúde.

Mulheres
O levantamento também apontou que a idade média em que as mulheres vão ter filhos será maior. No Brasil, hoje, as mulheres têm filhos com 27,15 anos. Em 206, será com 28,81 anos. “Isso é influenciado pelo acesso à escolaridade e a inserção no mercado de trabalho, o que melhora as condições de vida”, explicou Minamiguchi.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
WhatsApp (87) 99996-2349
Peça sua Música

Pedir

Luana

Tacaratu

Tem mulher que não depende de homem mc...

Suelen menezes

Morungaba-SP

Fim de semana (mínimo do gado)...

Vitor Hugo

São Paulo

Zezo-decida ...

Kleytton

São Paulo

Bom dia Drumon gostaria de ouvir uma música de mano Walter festa de ...

Vinícius Andrey do Nascimento

Caruaru

Qual quer uma de gustavo lima só para curtir mesmo...

Bom. Dia a. Todos. De. Tacaratu. E. Região. Sou. Beto. De. Birigüi. São. Paulo. Abraso

Birigui-Sp

Amado Batista ...

Publicidade Lateral
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Estatísticas

Visitas: 235487

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Perfil FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD