Seja bem vindo ao nosso site Rádio Perfil FM radioperfilfm.com.br!

Banner Cabecalho 01
Banner Cabecalho 02

Buscar  
Mundo

Argentina e China fecham acordos para fortalecer laços após G20

O presidente chinês continuará sua viagem no Panamá, que tem negociado um acordo de livre-comércio com a China. Fonte: Associated Press

Publicada em 03/12/18 às 06:22h - 198 visualizações Rádio Perfil FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Argentina e China fecham acordos para fortalecer laços após G20
 (Foto: Rádio Perfil FM)
A China e a Argentina fecharam novos acordos comerciais que reforçaram seus laços políticos e econômicos. O presidente argentino, Mauricio Macri, e o chinês, Xi Jinping, anunciaram mais de 30 acordos de investimento e agrícolas neste domingo.

A China está entre os principais mercados exportadoras da Argentina, sobretudo para itens agrícolas, que são o motor de sua economia. Macri disse que "quanto mais a China se desenvolva quanto melhor vá a China, melhor irá a Argentina, a região e o mundo".

Xi já estava em Buenos Aires para a cúpula do G20. Além disso, na noite de sábado teve uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, quando fecharam uma trégua de 90 dias na guerra comercial.

O presidente chinês continuará sua viagem no Panamá, que tem negociado um acordo de livre-comércio com a China. Fonte: Associated Press

A China reforçou sua ajuda financeira à Argentina no equivalente a 9 bilhões de dólares, disponíveis para o Banco Central em caso de corridas cambiais ou necessidades de investimento, entre outros acordos comerciais assinados neste domingo pelos dois governos.

A ajuda faz parte de um conjunto de 30 entendimentos alcançados hoje em Buenos Aires dentro da associação estratégica bilateral, durante uma cerimônia liderada pelos presidentes Xi Jinping e Mauricio Macri na residência oficial de Olivos, ao norte de Buenos Aires.

O novo acordo contribuirá para promover uma maior estabilidade financeira e assegurar a relação entre ambos os bancos centrais. Também irá facilitar o comércio bilateral, segundo um comunicado do Banco Central da República Argentina (BCRA).

O salva-vidas consiste em um swap cambial. O primeiro intercâmbio deste tipo foi fixado no equivalente a 11 bilhões de dólares em 2014, solicitado pelo governo da presidente Cristina Kirchner e renovado por Macri em 2017, para enfrentar graves déficits no setor financeiro externo.

Xi foi o único presidente estrangeiro que fez uma visita oficial à Argentina durante a reunião de cúpula do G20, que terminou neste sábado. Após um almoço em Olivos, ele retornará a seu país.

A China é o segundo maior parceiro comercial da Argentina, atrás do Brasil. O intercâmbio alcançou em 2017 os 17 bilhões de dólares, mas a balança gera um déficit para a Argentina de 7,736 bilhões de dólares.

Antes do encontro deste domingo, os dois países conseguiram dirimir uma situação delicada ocorrida durante a reunião de cúpula, quando uma porta-voz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que em seu encontro bilateral com Macri que eles reafirmaram "o compromisso de enfrentar a atividade econômica predatória da China".

Em entrevista coletiva, Macri desmentiu ter endossado estes termos e disse que "a China não é uma ameaça, é uma oportunidade para a Argentina".

- Alimentos, estradas e ferrovias -

Os acordos contemplam que a China compre da Argentina produtos como carne bovina, cavalos puro-sangue, cerejas, mel e outros de origem agrícola. A Argentina, por sua vez, abrirá à China o setor de investimentos em infraestrutura rodoviária e a reativação de uma linha férrea.

"Quanto melhor estiver a China, melhor estará a Argentina, a região e o mundo", afirmou Macri, que elogiou o programa de reformas e abertura de Pequim, iniciado há 40 anos.

Sobre este processo reformista, Xi afirmou que conseguiu "tirar 750 milhões de chineses da pobreza, em um contexto de forte crescimento e desenvolvimento econômico".

"Estreitamos com a Argentina a cooperação em matéria econômica, agrícola, de infraestrutura e financeira, entre outras áreas", assinalou Xi.

Macri destacou, ainda, que a assinatura de uma declaração conjunta mostra "os consensos importantes em matéria de desenvolvimento a longo prazo alcançados. Foi uma reunião muito produtiva."


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
WhatsApp (87) 99996-2349
Peça sua Música

Pedir

LIZELDA MARIA DA SILVA

Jatobá

Paixão de vaqueiro ...

José de barro da Silva

São Paulo

Junior e Jorge ...

Luana

Tacaratu

Tem mulher que não depende de homem mc...

Suelen menezes

Morungaba-SP

Fim de semana (mínimo do gado)...

Vitor Hugo

São Paulo

Zezo-decida ...

Kleytton

São Paulo

Bom dia Drumon gostaria de ouvir uma música de mano Walter festa de ...

Publicidade Lateral
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Estatísticas

Visitas: 237616

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2024 - Rádio Perfil FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD