Seja bem vindo ao nosso site Rádio Perfil FM radioperfilfm.com.br!

Banner Cabecalho 01
Banner Cabecalho 02

Buscar  
Economia

4G será ampliada com parte da verba dos orelhões

Instalação do sinal de internet veloz em 1.386 localidades que hoje não têm cobertura será a prioridade da Anatel. Empresas de telefonia têm até 2023 para cumprir a meta

Publicada em 23/01/19 às 09:21h - 242 visualizações Rádio Perfil FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

4G será ampliada com parte da verba dos orelhões
 (Foto: Rádio Perfil FM)
Com cada vez mais pessoas usando o celularpara se comunicar, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alterou o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) da telefonia brasileira. A instalação do sinal 4G em 1.386 localidades que ainda não contam com internet móvel de alta velocidade passa a ser, então, a principal meta das concessionárias de telefonia fixa. Essa tarefa, no entanto, será realizada com parte da verba destinada à manutenção de orelhões. Por isso, a rede de telefones públicos deve ficar 75% menor nas cidades brasileiras. 

Gerente de universalização da Anatel, Eduardo Jacomassi explicou que as concessionárias têm metas de apoio à universalização da telefonia no Brasil. Essa meta, porém, ficava restrita à oferta de orelhões. E, como hoje esse meio de comunicação já não é tão usado, a Anatel decidiu atualizar o sistema de metas para ampliar o serviço mais desejado pelos brasileiros: a internet móvel. “É uma forma de usar os recursos destinados aos telefones públicos, que vêm sendo pouco utilizados, para atender a demanda da população”, explicou Jacomassi.

Estudo realizado pela Anatel justifica que 42% dos orelhões brasileiros não realizam nenhuma chamada por dia, mesmo oferecendo ligações gratuitas. Já o número de acessos 4G segue crescendo: eram 44,7% dos acessos móveis do Brasil em janeiro de 2018, mas já saltaram para 53,9% desses acessos em outubro do mesmo ano. 
“Cerca de 4,1 mil municípios têm 4G. Mas o Ministério da Ciência e Tecnologia já mapeou 1,4 mil localidades que não têm acesso a essa tecnologia. Por isso, o ministério determinou que a construção de torres para prestação do serviço sem fio fosse a nova obrigação das concessionárias”, afirmou Jacomassi, contando que 63 dessas localidades estão em Pernambuco

São regiões de cidades como Aliança, Bonito, Caruaru, Igarassu, Palmares, Petrolina e Salgueiro que deverão receber o sinal 4G da Oi, que é a concessionária de telefonia fixa de Pernambuco. “Os recursos que seriam investidos em orelhões serão destinados à ampliação de serviços essenciais para a sociedade, como a banda larga”, garantiu a Oi, que tem até 2023 para atender todas essas localidades. 

Orelhões
Com isso, menos orelhões serão mantidos nas ruas brasileiras. Mas a Anatel e a Oi garantem que os telefones públicos continuarão funcionando em locais essenciais como escolas, hospitais, terminais rodoviários e postos policiais. “O que acabou foram as metas de distâncias urbanas. Por isso, nas cidades, o número de orelhões deve cair 75%. Mas ainda há a obrigação do telefone público em localidades com mais de 100 habitantes que têm os orelhões como única forma de comunicação e também em locais específicos”, garantiu Jacomassi.

“O novo PGMU veio adequar as regras vigentes no Brasil à tendência mundial, garantindo a permanência de orelhões em locais onde há demanda como shoppings, escolas, postos de saúde, hospitais, etc, bem como em localidades hoje só atendidas com o telefone de uso público”, confirmou a Oi. 

Anatel ainda destacou que a mudança nas metas de universalização foi discutida com a sociedade, através de consultas e audiências públicas.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








No Ar
WhatsApp (87) 99996-2349
Peça sua Música

Pedir

LIZELDA MARIA DA SILVA

Jatobá

Paixão de vaqueiro ...

José de barro da Silva

São Paulo

Junior e Jorge ...

Luana

Tacaratu

Tem mulher que não depende de homem mc...

Suelen menezes

Morungaba-SP

Fim de semana (mínimo do gado)...

Vitor Hugo

São Paulo

Zezo-decida ...

Kleytton

São Paulo

Bom dia Drumon gostaria de ouvir uma música de mano Walter festa de ...

Publicidade Lateral
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Anuncio do site Rádio Perfil FM
Estatísticas

Visitas: 249172

Usuários Online: 1


Copyright (c) 2025 - Rádio Perfil FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD