A partir de sábado, boletos bancários com valores iguais ou superiores a R$ 100 poderão ser pagos em qualquer banco, mesmo após o vencimento. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), essa medida vai incorporar cerca de 3 bilhões de documentos à Nova Plataforma de cobrança de pagamentos. Isso representa 75% do total emitido no país por ano.
No entanto, o pagamento dos boletos só será possível se as cobranças estiverem registradas pelas instituições financeiras na Nova Plataforma. Os clientes que tiverem boletos não registrados ou rejeitados pelos bancos devem procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito.
De acordo com a Febraban, a Nova Plataforma dá mais segurança a todo o sistema de compensação de boletos, identificando facilmente tentativas de fraude e evitando o pagamento por engano de contas já quitadas. Outro benefício é a permissão para que consumidores optem pelo débito direto autorizado (DDA), serviço que possibilita a eliminação de documentos emitidos em papel.
Cronograma
Outra etapa de implantação da Nova Plataforma deverá acontecer até 27 de outubro, quando cerca de um bilhão de boletos com valores abaixo de R$ 100 também deverão estar cadastrados na ferramenta. Já as cobranças de cartão de crédito e as doações deverão estar inseridas até 10 de novembro.