Colocar a família toda no carro para pegar a estrada nem sempre é possível no Brasil. Afinal, há poucos modelos de sete lugares no mercado nacional. Mas a Peugeot quer resolver esse problema. Por isso, trouxe o Peugeot 5008 para o País. É um SUV que preserva o charme, a potência e o conforto do 3008, mas tem 20 centímetros a mais de comprimento para poder transportar cinco passageiros ou até 780 litros de bagagem na parte de trás. Esse espaço todo, no entanto, pode passar dos R$ 166 mil.
Importado da França, o 5008 é um irmão maior do 3008. Da metade para frente, é igual ao SUVque foi lançado no Brasil no ano passado. Só muda mesmo na parte de trás, que, além de ter esticado, ficou mais verticalizada. Mas isso não tira pontos do modelo. Afinal, além de bonito, o 3008 é referência em conforto e tecnologia: o veículo oferece teto solar panorâmico, bancos em couro que massageiam o condutor, compartimento refrigerado para bebidas, volante achatado que facilita a condução, painel de controle digital e central multimídia touchscreen. E, agora, dá para ter tudo isso com mais espaço interno.
O 5008 tem 4,64 metros de comprimento, 2,84 de entre-eixos e 1,64 de altura. Por isso, deixa os passageiros confortáveis tanto na parte da frente quanto na parte de trás. Quem senta na segunda fileira de bancos ainda conta com mesas atrás dos bancos dianteiros, persianas laterais e as próprias saídas de ar. Já a terceira fila de bancos comporta duas pessoas e , quando não está sendo usada, pode ser guardada no piso do porta-malas, que, assim, chega a sua capacidade máxima de 780 litros de bagagem. Quando os sete bancos estão ocupados, o bagageiro comporta 167,5 litros.
Dirigir o 5008 é tão gostoso quanto desfrutar dos seus apetrechos. É que o modelo vem com o motor turbo1.6 THP da Peugeot, que gera 165 cavalos de potência, 24,5 kgfm de torque e é acompanhado por um câmbio automático de seis velocidades. É um conjunto preciso, que oferece respostas rápidas e acelerações constantes. Por isso, o motorista quase não sente o peso dos 65 quilos que o 5008 ganhou em relação ao 3008. Só nas curvas mais fechadas, é possível perceber a diferença de tamanho, mas nada que prejudique a condução, sobretudo na versão Griffe Pack. É que esta versão vem recheada de itens tecnológicos que facilitam a vida do motorista, como piloto automático inteligente, detector de fadiga e monitoramento de ponto cego.
Esta opção ainda conta com sistemas capazes de frear ou parar o carro em risco de colisão iminente, ler as placas de velocidade para alertar o motorista e manter o carro na faixa de rolamento caso o condutor se distraia. A segurança dos passageiros ainda é garantida pela presença de seis airbags, que prometem chegar até à terceira fileira de bancos. Isso tudo, no entanto, custa R$ 166.490. Já a versão inicial do 5008, a Griffe, sai por R$ 157.490